sábado, 10 de abril de 2010

ForumCast #8 - Real Life


O ForumCast que não é bobo nem nada chega com tudo e mais um pouco novamente!
Dessa vez, trazemos uma discussão temática sobre algo intrigante e bem comum quando falamos de fóruns de interpretação: os fóruns de Real Life (na tradução simultânea: "Vida Real"). Para tanto, nosso corpo de jurados podcasters conto com a presença da Fê Rentz e da Bia Belos, ambas administradoras do Anywhere buy MICHIGAN e que já jogaram em uma série de outros fóruns do tema.

Como sempre, temos as vozes inconfundíveis de thiii, Biela, Rodick e os códigos morse de Geider! Pois bem, você menino gay, mocinha lésbica, gordinho nerd, magrinho descolado que está na cadeira do seu Pentium II esperando ansiosamente pela chegada do seu semanário pelas vias auditivas a respeito de fóruns de interpretação, nerdices, baboseiras, aletoriedades e piadas de baixo calão, não precisa mais se descabelar ou descabelar o palhaço. Está quentinha a mais nova edição do podcast com muita desinformação! Se você não gosta do tema, faça um esforço e ouça esse podcast. Ah, sem contar que no final há o resultado da nossa promoção a respeito do NOVO PODCASTER e também da promoção do VÉI E DO BROTHER!

Portanto, você se fudeu e terá que escutar até o final esperamos que vocês gostem, comentem e mandem muitos emails. Lembrando que o contato é contatofcast@gmail.com e http://twitter.com/forumcast

Agora clica, véi, clica...

Músicas:
Black Eyed Peas - Boom Boom Pow
Black Eyed Peas - Imma Be
Lady Gaga - Telephone (Feat. Beyonce¦ü)
Os seminovos - Eu sou Emo
The Cranberries - Zombie
The Cranberries - Animal Instinct

ouça aqui: (aproximadamente 40 minutos)



se preferir, baixe: (aproximadamente 37 mb)

Ah sim, esperem um post essa semana a respeito dos novos podcasters para completar a informação dada no áudio, ok? Beijas! :*

22 comentários:

  1. aeaeaeae, o tema que eu sugeri *O*
    achei que foi bem discutido, apesar de vcs terem malhado pra cacete os coitados dos fóruns de real life ;x
    só penso que as convidadas podiam ter participado mais ativamente, ouvi falando bem pouco - e tava baixo também (sem contar que a música de fundo tava atrapalhando hein ;x)
    como todos os outros temas, tinha bem mais coisa pra falar se ficassem mais tempo conversando, mas ficou bom

    e uma observação: Rodrigo se soltou mais dessa vez! aeaeaeae será que foi a presença feminina ou a ausência do Camp? fica no ar a pergunta
    e por falar em ficar no ar, vou ter que tentar carregar o podcast de novo, pq aqui travou bem na hora que ia falar das promoções, vacilo :/

    ResponderExcluir
  2. Venho por meio desta dizer: TENSO!

    ResponderExcluir
  3. Oba, ganhei a promoção *-*
    E tipassim, se vocês quiserem posso até ceder meu lugar pro Edu... -n

    ResponderExcluir
  4. a voz da biela desapareceu!!! grita menina!!!!!

    ficou mtooo bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, galera, na moral mesmo: Faltou um pouco de espaço pras meninas do Michigan falarem. Acho que esse podcast foi mais contra os Fóruns de Real Life do que a favor. Esse assunto rende MUUUITO, podiam ter falado beem mais.

    ResponderExcluir
  6. Ah, sinceramente? O assunto do podcast é foruns de vida real, voces chamaram duas garotas que adm um forum desse tema sendo que os dois NUNCA JOGARAM forum desse tema e falam quase 90% do tempo. Ou seja, o forumcast se resumiu somente a opinião negativa de voces sobre um tema que não têm familiaridade...

    Aposto que muitos jogadores teriam uma resposta e ate mesmo uma explicação para as perguntas, até a meninas, se elas tivessem tido uma oportunidade para falar sem serem cortadas na maioria das vezes.

    Só digo uma coisa, a grande questão de um fórum é a possibilidade de criar tramas e a liberdade de criar personagens de acordo com a vontade dos jogadores... nesse aspecto, os foruns de vida real não diferem em quase nada dos outros, dando um leque de opções variaveis para tramas. Não importa se o personagem estuda numa escola, numa universidade, se é um mendigo ou um vampiro, ou um bruxo, sei lá, o que importa no final é a trama em que ele esta envolvido, seja roubar um banco, matar alguém, aprender um feitiço, etc... e a "graça" de se jogar em um forum de vida real é a mesma "graça" de se jogar em foruns de qualquer outro tema: RPG, Role Playing Game, jogo de interpretação de papéis, seja ele amigo do harry potter, um homem com poderes, um menino paranormal ou uma adolescente patricinha.

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu tinha escrito aqui, mas acho que não confirmei o comentário, sei lá.

    Então, o que o Davi disse acima é exatamente o que eu penso. Achei que foi um forumcast mais pra contra, do que falando somente sobre os RPGs de Real Life.

    Para comentar as coisas, precisa haver imparcialidade, coisa que vocês não demonstraram, tanto pelo tom de voz, quanto pelas declarações, dizendo que não gostam do estilo de jogo.

    Não vi as meninas terminando de falar, deram pouco espaço a elas, que realmente ENTENDEM do assunto e poderiam explicar com mais clareza, se lhes fossem dado tempo para isso.

    E acho que vocês tem uma visão errada de RPG Real Life, disseram que quebraram preconceitos, mas na verdade não quebraram. Não é o que parece, pelo menos.

    Já prestando atenção na ilustração desse podcast, mostra um casal estilo gossip girl, se pegando, num fundo estilo NY ou coisa do tipo. Realmente, é um tipo de RPG que existe sim e que todo mundo tem uma condição de vida completamente diferente do que os players (o que eu acho completamente natural, já que o jogo é pra se interpretar um personagem, e não se criar ali)estão acostumados a viver.

    Existem vários estilos de RPG Real Life. Vocês conhecem o mais popular, estilo Gossip Girl, só que o Michigan é completamente diferente. A cidade mais marcante é Vermontville, uma cidade inreriorana, onde as pessoas vivem simplesmente. Podem ver que um dos motivos das pessoas se mudarem pra lá é por causa da crise, ou seja: "você não tem tanta grana assim, amigo, vá para o interior ter uma vida mais barata". Bem, eu vou te falar uma coisa, isso eu acho completamente REAL.

    Além de Vermontville, existe Detroit (cidade grande) e Ann Harbor (cidade universitária). O grupo disponibiliza diversos lugares para se criarem personagens de estilos completamente diferentes. É por isso que no Michigan, você cria um personagem de quarenta anos, e pode jogar numa boa, porque haverá gente pra interagir e criar boas histórias.

    Então, ricos no Michigan existem, mas não é em número absurdo, como vemos nos fóruns passados em NY ou em outros lugares onde a grana rola solta. Porque vocês não chamaram pessoas que administrassem esse estilo de fórum (Gossip Girl)? Aí sim vocês poderiam perguntar, "qual é a [i]graça[/i] do RPG Real Life?"

    O Michigan, e todos os outros RPGs de Real Life possuem graça, assim como o de X-MEN, Harry Potter, Pocahontas, ou seja lá mais o que exista por aí de RPG.

    Vocês falaram que não corresponde a realidade, talvez alguns personagens não correspondam (o que eu acho completamente normal), mas tem muitos, muitos meeesmo que correspondem. Já vi mil vezes personagens drogados, vi RPGs de Real Life, pelo menos eu considero, passados em hospícios e muita gente sendo presa, morrendo e tudo o mais, em fóruns de real life. E até em questão de aparência, muitos players já utilizam photoplayers não muito bonitos, até magrelos, com o rosto meio desproporcional aos padrões de beleza, mas não deixam de ser charmosos.

    Bem, existem MUITAS coisas ainda a serem ditas, mas escrever cansa. São 5:07 da manhã. É mais fácil falar. Então, beijomeliga.

    ResponderExcluir
  8. aloocs, achei que meu comentário tinha sumido, tá ali xD HAEUEAH

    que seja, pelo menos o que tinha ra escrever, eu escrevi

    ResponderExcluir
  9. Bom galera, acho que o tema dessa semana foi muitíssimo bem escolhido... Mas concordo muito com o que o Davi e a Bells disseram. Faltou e MUITO que fosse dado um espaço maior e merecido para que ambos os pontos de vista fossem explorados. Faltou imparcialidade, e muito.
    Estava claro que a equipe tinha uma opinião formada, o que obviamente é normal, já que TODOS temos nossas opiniões. Mas a partir do momento que se abre um espaço pra debates, discussões, é de praxe que haja um mínimo de igualdade no tratamento de ambas as opiniões, o que, infelizmente, não houve. A equipe não se cansou de enfatizar o tempo inteiro o quanto tinha motivos pra não gostar de fóruns real life, enquanto que (ao meu ver) não foi dado um espaço justo para que as convidadas (que realmente entendem de fóruns discutidos nesse caso) pudessem expor o “lado B” da questão, mostrando todas as vantagens, atrativos e virtudes desse tipo de fórum.
    Acho que é ÓBVIO que mesmo os fóruns denominados “Real Life” também se tratem de fantasia, afinal, é um JOGO online. Acho que a denominação não demonstra uma intenção de se imitar a vida real, de forma alguma. Pra mim, quando se diz que um fórum é estilo “Real Life”, significa a possibilidade de se criar, interpretar e de certa forma viver outra vida num ambiente livre de fadas, duendes, vampiros, mutantes, bruxos, acontecimentos paranormais, elefantes voadores ou qualquer outro elemento que, como os acima, são exemplos perfeitos de fantasia.
    E é justamente aí que (ao meu ver) está a graça dos fóruns RL. A liberdade de poder viver uma vida diferente da que vivemos “em off”, com outra aparência, personalidade, rotina, família, problemas, e o principal, lidar com tudo isso diferentemente de como faríamos na nossa vida real. Poder ter um mínimo de controle sobre nossas vidas (ainda que seja numa vida fictícia, mas poder sentir uma segurança em relação ao que está pra vir, e manipular e se divertir com isso.). Enfim, poder sair por alguns instantes do que vivemos aqui fora pra curtirmos por alguns instantes outra vida, num ambiente semelhante ao nosso, mas que ao mesmo tempo pode se revelar tão diferente...
    Concluindo, acho que foi muito equivocada a declaração de que “fóruns real life são utópicos, e que os personagens vivem vidas perfeitas e etc.”. Acho que foi uma leve falta de informação e conhecimento acerca desse estilo de fóruns. Sim, é inegável que muitos gostem de viver um personagem rico, lindo e feliz (o que não deve ser visto como algo negativo, afinal, é a forma que a pessoa encontrou de se divertir com aquele personagem). Mas é muito comum encontrarmos personagens com problemas das mais variadas origens e tipos. Não só problemas envolvendo drogas, mas também problemas financeiros, familiares, profissionais, psicológicos, entre MUITOS outros.
    Acho que, no final das contas, que o tema para o forumcast foi muitíssimo bem escolhido. Faço a ressalva apenas de que houveram alguns erros de execução em todo o processo de explorar, tratar, e botar isso em prática.

    ResponderExcluir
  10. E viva os fóruns de trama médica! Realmente, acho muito legais e, desde que se saiba como lidar com o assunto com sutileza e sem tanto aprofundamento (quando se diz respeito aos assutos médicos em si), dá sim pra se divertir muito mesmo não se tento toda a informação necessária.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo, gosto de ver opiniões e crítica construtivas. O modo como vocês fizeram é muito digno e me dá gosto, sinceramente, de responder. Gosto de debater, que colocar argumentos, de ler os demais.

    Sendo assim, vamos abrir o verbo! Pra começar, concordo que nós, do forumcast, tínhamos uma ideia pré-concebida a respeito dos fóruns de vida real. Isso é normal, todos nós temos opinião sobre diversos temas (assim como muita gente NÃO gosta de Crepúsculo e outras que AMAM o mesmo livro/tema), porém acho que ficou bem CLARO (ao menos pra mim) que todos nós (eu, Rodick, Biela, Geider) mudamos nosso ponto de vista a respeito do Fórum de "Vida Real".

    Colocamos, inclusive, muitos dos argumentos que vocês colocaram aí. Nós generalizamos um pouco? Sim, mas talvez porque generalizando a gente cutucasse e fizesse o povo refletir mais. Foi o certo? Talvez não, pois gerou todo esse rebuliço desnecessário. Desnecessário? Sim, porque bastava pensar um pouco pra saber que mesmo na abrangência há exceções. E, graças a Deus, há exceções.

    Por sinal, muitos dos "defeitos" (como a pegação em excesso) são genéricos e de TODOS OS FORUNS e isso eu deixei bem claro. Assim como ponderei a respeito de que os fóruns de "Vida Real" funcionam como válvula de escape para as vidas das pessoas. Todo mundo tem sua vida real, como diz o Rodick "de vida real já basta a minha". Entretanto, os fóruns de RL dão justamente a possibilidade de uma vida diferente da sua atual, num outro recorte e possibilidades.

    Ai entram uma série de outras questões que ficam para além do podcast, sobre a questão dos esteriótipos, das inovações, da reflexão sobre o que é "vida real" e tudo isso. Eu acho que o tema é bem polêmico mesmo e tem um público ferrenho. Nós queríamos cutucar a onça com vara curta, agora temos que também saber brincar com ela pra não se ferir, né?

    Só peço um pouquinho de cuidado quanto aos comentários a cerca de nossa imparcialidade. Sinceramente, muitos de vocês não sabem mas temos uma "rotina produtiva" bem séria, o tema foi definido com quase uma semana de antecedência e as convidadas foram avisadas o quanto antes e estavam em contato com a gente para a gravação. Todos nós, independente do tema, temos um tempo para pesquisar e pensar sobre o que vamos falar na gravação. Ou seja, não falamos nada simplesmente para ofender ninguém. Tudo tem um porque e também tem o tom da brincadeira (como foi o caso do rod citar o lance da novela, pra mim foi apenas uma brincadeira).

    Por fim, só pra provar (porque não adianta todo esse post imenso sem uma prova), eis aqui algo que finda boa parte da discussão (na minha opinião):

    http://img99.imageshack.us/img99/8029/prova1z.png

    ResponderExcluir
  12. Bom, vamos lá.
    Eu nem tenho muito a dizer depois da postagem do Thi, mas fiquei me coçando aqui e apesar de acabar só repetindo o que ele disse, ainda assim levarei esse comentário adiante.

    A primeira coisa a se falar sobre a imparcialidade: Se fossemos tão imparciais, por que convidaríamos duas pessoas tão presentes em fóruns de Real Life pra participarem desse podcast?

    Reflitam sobre isso.

    Em segundo lugar, o tempo inteiro tentamos conduzir a proposta do cast para que as meninas respondessem as questões que fazem a nós (os podcasters presentes) não acharmos o gênero de Real Life um gênero tão chamativo assim. Tanto isso é verdade que no final, todos nós estávamos mais inclinados a ser mais ccondescendentes com o tema, pois as discussões fizeram com que enxergassemos coisas que antes não víamos - ou não estávamos dispostos a ver.

    Acho que se todos vocês que ficaram tão revoltados parassem de enxergar os comentários do podcast como uma crítica pessoal e tentassem ser tão imparciais quando gostariam que nós fossemos, perceberiam que conforme a discussão foi evoluindo, nós mudamos nossas posturas e acabamos começando a entender um pouco mais do tema, mesmo que não com a profundidade que os jogadores tem. O Fórum Cast não teve a intenção de falar de ninguém em específico e escolhemos o tema justamente porque entre os organizadores deste blog eram unânimes em não gostar e estávamos dispostos a abrir espaço para que fizessem com que mudassemos de idéia.

    Quanto à forma como as convidadas foram tratadas, teríamos que nos calar se não tivéssemos dado espaço para elas, mas durante toda a gravação, a opinião delas era consultada e o espaço era aberto. Acho que o print que o Tiago deu da conversa com a Bia Belos deverá ser o suficiente pra que todos aprendam que antes de julgar, é melhor saber do que está falando.

    Pra finalizar, só tenho uma coisa a pedir: POR FAVOR, CONTINUEM ASSIM, CRITICANDO E RODANDO A BAIANA *-*
    A idéia do Fórum Cast é mobilizar o mundo dos rpgs de fóruns em torno das discussões que poderão melhorar esse passatempo que é querido por tantos.
    Confesso que estou extremamente feliz com a polêmica levantada, isso faz com que queiramos melhorar e continuar e acima de tudo, abre precedentes para que cada vez mais, venhamos trazer temas e opiniões tão divergentes para os nossos programas.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  13. Bem, vamos lá, esse será mais curto.

    Eu não estou aqui pra julgar e nem pra rodar a baiana, eu só falei aqui a minha opinião. VocÊs fazem o que bem entenderem com o ForumCast, é de vocês, só que com outros temas, como mutantes e tudo o mais, vocês explicaram mais o que era e nesse eu não vi muito disso. Não explicaram onde são passados, como e todas as coutras coisas básicas. O BÁSICO, que é o que vocês sempre falam de todos os jogos.

    Se as meninas não usaram o tempo, ok, elas falam o que bem entendem, mas eu acho que poderia ser dito mais.

    E esse aprender antes de julgar também deve servir pra vocês, antes de criticar fóruns que nem ao menos jogaram.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  14. Então, tem mais sim xD

    Pra todo mundo entender a questão da imparcialidade, vamos lá:

    Existem dois grupos nesse FórumCast. O dos Podcasters, que não curtem RPG Real Life, e o das meninas convidadas, que administram um e gostam do tema.

    O lado do RPG Real Life não se sentiu a vontade o suficiente para falar, teve vergonha e não falou o quanto deveria. Então, se um lado se cala, qual chama mais a atenção? O que falou, no caso, o contra RPG Real Life.

    E aí ocorre a "imparcialidade" do FórumCast dessa semana. Pode não ter sido sentida por vocês, já que não gostam mesmo, não são obrigados a gostar, comentaram o lado de vocês. Só que o lado de vocês foi mais bem colocado do que o lado das meninas, que não falaram quase nada.

    Entendem agora?

    Acho que agora é sem mais. Qualquer dúvida sobre o dito acima é só pedir ajuda que eu explico pelo MSN ou qualquer outro meio de comunicação.

    ResponderExcluir
  15. Não vou me prolongar tanto quando no primeiro comentário, mas apenas deixar minha consideração final de tudo isso.
    Juro pra vocês que em momento algum eu fiquei revoltado, e no meu comentário não quis ofender, rodar a baiana, comprar briga nem nada disso. Foi um comentário construtivo mesmo (pelo menos essa foi a intenção), de quem acompanha há muito o forumcast. Não vou negar que, como frequentador assíduo de fóruns Real Life, fiquei inquieto em alguns momentos, afinal, ninguém pode negar que não é "tranquilo" ouvir algo que você gosta tanto ser criticado, por mais que essas críticas sejam feitas de forma pacífica e construtiva, como foi feito no forumcast. Assumo que talvez posso ter levado um pouco pro lado pessoal, e peço perdão se isso aconteceu, mas prometo que não foi minha intenção, em momento algum.
    Quando citei a questão da imparcialidade, também asseguro que não foi com o intuito de ofender. Tenho certeza que essa não foi a intenção de vocês, tenho certeza também que muitos achem que foi perfeitamente imparcial (conforme prova o print do thiii), foi apenas uma impressão MINHA, totalmente particular. Li os comentários de vocês, entendi de verdade, mas me desculpem, eu continuo com a minha opinião de que faltou um pouquinho mais de exposição dos lados "bons" dos fóruns RL.
    Queria deixar claro também que em nenhum momento eu quis questionar o tratamento em relação às convidadas, até porque conheço as duas, e os comentários delas em relação à participação em geral foram os melhores possíveis.
    Agradeço MUITO a atenção que vocês deram aos comentários, acho que é exatamente disso que um cast se trata, abrir espaço pra discussão, de forma sadia e construtiva.
    Continuarei acompanhando o cast. Sabemos que divergências existem e sempre existirão, mas é aí que fica divertido, não é? De minha parte não resta nenhum tipo de indisposição, espero que seja recíproco.

    ResponderExcluir
  16. E lá venho eu de novo, porque não me controlo.

    E vamos aos esclarecimentos:

    O motivo de que nos outros podcasts nós pudemos expor melhor os temas, com o "básico" citado pela Bells, foi pelo simples fato de que todos nós conhecíamos melhor o tema e, se não tivessemos administrado algum na área, ao menos tinhamos jogado.

    Como no caso do Real Life nenhum de nós tinha experiência o suficiente para APRESENTAR o tema como devia, dessa vez trouxemos convidados que poderiam fazer isso por nós. Logo no início do cast abrimos a chance para que as meninas exponham o que é o fórum de vida real e suas características, coisas que nós fizemos em outros casts mas que não tinhamos cacife para fazer nesse. Tanto que se repararem, nos outros casts temáticos, não houveram convidados.

    Se infelizmente as meninas ficaram um pouco acanhadas (e eu imagino o motivo, afinal, imaginem só o peso da responsabilidade de defender um tópico tão polêmico contra um grupo que já está no seu oitavo cast), culpar a nós por isso é o mesmo que culpar o promotor do caso dos Nardonni de ter sido mais feliz em seus argumentos do que o advogado de defesa.

    Esse é o ponto principal dessa discussão. O Fórum Cast não se importa com críticas, muiiiiito pelo contrário, como eu já disse antes, críticas são ainda melhores do que simples elogios, porque fornecem a nós o que podemos corrigir e melhorar nos próximos programas.

    Mas é difícil aceitar críticas que são infundadas. Chamar-nos de imparciais porque expusemos nossa opinião de forma melhor é um absurdo. O correto seria dizer que foi uma pena que o lado a favor do Real Life não foi tão bem exposto como poderia ser e que poderíamos fazer outro cast no tema ou alguma coisa do tipo pra compensar, mas vir todo mundo com quatro pedras na mão pra cima dos podcasters só mostra que todo mundo preferiu levar nossas críticas pro lado pessoal do que apurar o que realmente aconteceu e fazer as sugestões construtivas.

    O Fórum Cast não é o juiz aqui. Não damos a palavra final e por isso não temos a obrigação de anular nossas opiniões e apenas expor os fatos. Nós estamos aqui SIM pra dizer o que pensamos, mesmo que nem todos concordem com isso. E em nome, não da imparcialidade - pois não temos a obrigação de sermos imparciais e sim, de mostrar os dois lados para que os ouvintes escolham com qual se identificam mais - mas de uma simples questão de justiça, lógica e coerência, também ouvimos o que vocês tem a dizer, tanto que toda essa discussão será exposta no próximo cast, pelo direito de resposta que todos os ouvintes tem. A questão é só que, saibam como criticar.

    E Bells, se nós não estivessemos tentando ter uma visão diferente de um tema que criticavamos por não conhecer, não teríamos feito esse cast e dado abertura pra que administradoras de um fórum de Real Life participassem e principalmente, pra que vocês tivessem o direito de comentar tudo o que acham.

    E quero reiterar que da minha parte não tenho nenhuma indisposição pessoal com ninguém. Repito que adorei a polêmica desse tópico porque enxergo como uma forma de melhorar. Por favor, continuem assim.

    Att.
    Biela

    P.S.: Essa opinião é minha, os argumentos são meus e ninguém tem nada a ver com isso, ou seja, o que eu disse aqui só dispõe da MINHA opinião pessoal e não reflete a opinião dos demais membros do Fórum Cast.

    ResponderExcluir
  17. Ok, vou postar de novo, porque eu adoro responder, então...

    Realmente, foi o que o thiii disse, e até a Biela, imparcialidade realmente pensando bem, não pode ser julgada nesse FórumCast. Percebe-se que não foi intencional isso, até porque vocês chamaram duas administradoras muito responsáveis para falar sobre o lado positivo do RPG Real Life.

    Ok, pode ser que tenhamos usado as palavras erradas para reclamar sobre a falta de debate. Examinando melhor, o que ocorreu foi uma falta de comunicação. Faltou um bom debate com os lados bons e ruins do RPG Real Life.

    Vocês podem ter aberto o espaço sim, coisa que a gente não pode ver na edição, já que muita coisa acontece e acaba sendo cortado, até mesmo espaços em branco, o que é naturalmente normal. Não se coloca uma conversa inteira do Skype num podcast, senão daria umas 2 horas ou mais.

    Eu só acho que esse assunto acabou virando negativo, porque os podcasters falaram, com mais nitidez, e as meninas acabaram falando com o som um tanto baixo, pouco, que não dá pra ouvir muito bem.

    Acho que realmente deviam fazer outro podcast sobre o assunto.

    Também não criei indisposição com ningupem, estou falando aqui a minha opinião, como cada um tem a sua, eu tenho a minha e estou expondo para vocês.

    Até o próximo podcast.

    ResponderExcluir
  18. Bells e Jãão são meus convidados a participar de um Real Life II - A Revanche. Vamos programar para outra oportunidade, até porque eu tô falando por mim e nem falei nada pros demais podcasters XD. Mas acho que seria interessante, já que parecem ter bastante argumentos a serem debatidos.

    ResponderExcluir
  19. Bem, os meus argumentos são esses aí que eu coloquei pra vocês, claro que dia a pós dia alguma coisa nova aparece na minha cabeça, mas se vocês estiverem dispostos a fazer outro fórumcast e me convidarem, eu participo, sem problemas.

    ResponderExcluir
  20. Por mim é sem problemas. Seria bom esperar o Campbell (porque aí eu não edito e) pra gente fazer o programa e zás. Mas acho digno fazer um outro podcast sobre Real Life, assim como acho que o tema "Supers" precise der "re-debatido".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. faz um de Pokémon que eu participo -n

    ResponderExcluir
  22. Bom, já havia lido alguns dos comentários por alto tanto aqui como no FC e como podcaster e interessado no assunto de debater da melhor forma o tema apresentado, venho dar minha opinião.

    Pra começr, bella, isso aqui não é lugar de fazer propaganda de fóruns xD. Quer falar do Michigan, beleza, mas é um programa sobre VIDA REAL, não sobre o fórum das meninas, sem ofensa.

    Sobre a questão de não dar espaço as meninas, mesmo não estando presente na gravação, vou dar meu pitaco pelo que eu ouvi. Acho que a Bia e a Fê se sentiram intimidadas. E também acho que elas mais riram do que outra coisa. Em boa parte, elas não sabia dirteito o que falar, nãos ei se por vergonha, se por intimidação ou porque simplesmente não sabiam. Dizer "Vida real é vida real, sei lá" não é falar. Mas não vou entrar no mérito porque eu nãoe stava na gravação pra saber. E admito que elas foram cortadas um pouquinho. Acho que o mic baixo e as músicas altas de fundo não ajudaram muito também, mas isso a gente vai melhorando.

    Sobre a questão da imparcialidade, acho que você se equivocou, bella. O ForumCast é, pra mim, um locald e espaço de divulgação e discussão sobre o mundo dos RPG PBF. Não há como ser imparcial sobre todos os temas. Pode ver ai sobre os outros podcasts, nós sempre damos a nossa opinião e somos tendenciosos. A intenção do programa é justamente levar uma opinião para vocÊs ouvintes e discutirmos ela, então não espere um debate temático 100% imparcial, porque ele não virá, não comigo por aqui. Acho que é por isso que a idéia de trazer gente de fora para participações espeicias surgiu.

    Pegando um pouco o que o Davi e o Jão falaram, acho que talvez tenha faltado um pouco de respeito por parte da equipe pela opinião geral, sabendo lidar com o gosto que grande parte dos jogadores tem por fóruns de VIDA REAL. Acho que ai entra a questão de ver a opinião dos outros. E claro, como nós mesmos não temos tanto conhecimento no assunto, até encontrar gente para participar foi difícil.

    Só senti falta mesmo de uma coisa. Real Life não é só a vida que nós vivemos aqui. Existem outras temáticas além de viver numa cidade com diversas opções dentro do cotidiano, como escola, trabalho, festas. Acho que, talvez de forma um pouco menos 'real' e mais 'fantasiosa', existem outras vertentes. Posso estar errado, ams considero que "Survivor Horror" entra nessa de VIDA REAL, apenas focando mais em outros aspectos. O antigo fórum da Bia e da Fê também, que era baseado em "A Mediadora", o Time Goes By, que envolvia fantasmas. Além disso, podem existir diversas outras temáticas. Acho que o foco ficou muito em cidade-escola-universidade.

    Comentando de novo sobre os demais comentários da Bella. Acho que a convocação de convidadas para o programa foi justamente que elas disse4ssem o que nós mesmo não sabíamos, como a própria ambientação do fórum, opções de3ntro do RPG e demais vertentes exploradas nos outros temas. Talvez isso não tenha ficado claro para elas ou para vocês, mas como nós mesmo não conhecíamos, não haveria como começármos a jogar num fórum de Real Life em uma semana e passar tudo para vocês. E, ah, eu já joguei em fórum de Real Life.

    Bom, em suma, eu gostei do tema escolhido (até ajudei, oe) e tudo mais. Gostaria de ter aprticipado e acho que talvez não tivesse a repercursão que teve, então não sei se foi bom ou ruim, mas no próximo eu falarei horrores xD

    Queria agradecer a todos que ouviram e as meninas que participaram! E, ahm, acho que é isso ai.

    ResponderExcluir